Vagas temporárias no final do ano - O Mais Curioso do Mundo
Pular para o conteúdo

Vagas temporárias no final do ano

Para quem passou este ano sem trabalho e está de olho nas vagas temporárias no final do ano, chegou o momento de se candidatar. Devido à pandemia, muitas pessoas ficaram sem trabalhar. Mais uma vez, o mercado de trabalho oferece oportunidades de vagas para quem está em busca de recolocação profissional.

Anúncios

Mesmo sendo vagas de curto período, há chances do profissional ser efetivado na empresa. O comércio é um dos focos das ofertas. Lojas comerciais em shoppings ou ruas, já começaram a selecionar candidatos. Se você está procurando vagas, a hora é essa! As vagas temporárias no final do ano esperam para contratar.

Anúncios

Vagas temporárias no final do ano
 

O que são vagas temporárias?

Com a aproximação de datas sazonais como dia das crianças, natal e réveillon, as empresas precisam dar conta da alta demanda de possíveis clientes em potencial. Para isso, precisam contratar mão de obra extra especializada para dar conta da alta temporada.

Mesmo mantendo quadros fixos de funcionários, já não é mais possível manter os empregados das funções para atender tanta procura. Por exemplo, lojas comerciais sempre contratam vendedores extras para atuar nas funções de atendimento ao público. Há previsões de mais de 560 mil postos temporários para 2021.

[maxbutton id=”3″ url=”https://omaiscuriosodomundo.com/seguro-desemprego-pela-internet/” text=”Agendar o seguro desemprego pela internet” ]

Como funcionam as vagas temporárias?

Nesse tipo de contratação, as vagas temporárias no final do ano preveem 180 dias de trabalho, podendo ser prorrogados por mais 90 dias. O prazo deve ser calculado em dias corridos, independente da jornada de trabalho ser diária ou não. E vale frisar que o trabalho temporário está previsto em lei

Quais serviços são oferecidos?

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), 60% das contratações temporárias são para a indústria, 25% vão para o setor de serviços e 15% das vagas são absorvidas pelo comércio. E segundo o órgão, 20% dos funcionários extras são efetivados após o fim da jornada temporária. 

Vantagens e desvantagens

As empresas garantem a redução de custos em contratações temporárias. Mas o trabalhador pode não ser beneficiado. Caso não seja efetivado, o funcionário provisório voltará a ficar desempregado. Se você está sem trabalho e deseja concorrer às vagas temporárias de final de ano, pense e analise se será vantajoso.

Direitos trabalhistas

Mesmo sendo vagas temporárias no final do ano, estão garantidos ao trabalhador os direitos trabalhistas previstos em lei. Veja quais.

  • Jornada de oito horas diárias ou jornada específica
  • Horas extras remuneradas de no mínimo 50%
  • Adicional noturno de 20%
  • Folgas remuneradas
  • Remuneração da categoria na função prestada
  • Pagamento de férias proporcionais
  • FGTS
  • Benefícios da previdência social
  • Seguros de acidentes
  • Registro em carteira
  • Por se contratação temporária, o trabalhador não terá direitos de rescisão de contrato. 

Aumento de vagas

Devido ao coronavírus, muitos postos de trabalho foram encerrados desde 2020. Com isso, cresce a necessidade de recontratação. Porém, muitas empresas reinventam suas formas de contratação. Em busca de reestruturação financeira, o setor empresarial vem investindo na contratação temporária, enquanto se restabelece economicamente.

Com mais de 1 milhão de vagas efetivas fechadas desde o início da pandemia, o regime de contratações apostou no serviço temporário. Foram registrados cerca de 47% de aumento no trabalho a curto prazo. 

Conclusão

Está aberta a temporada para as vagas temporárias de final do ano. O mercado oferece novas chances de trabalho, com possibilidades de começar o próximo ano com carteira assinada. Se está em busca de oportunidades, não perca a chance e inscreva-se nas funções que mais se encaixam a você. Mesmo que não seja efetivado, ganhar uma graninha extra sempre é bom!

Até a próxima!