O que é Teologia Sistemática - O Mais Curioso do Mundo
Pular para o conteúdo

O que é Teologia Sistemática

Você sabe o que significa Teologia Sistemática? Se a resposta for não, continue lendo este artigo, pois apresentaremos tudo o que você deve saber.

Anúncios

O termo teologia vem da junção de duas palavras gregas,  “Deus” e “palavra”. Se combinarmos então, é formado a palavra, cujo significado é estudo de Deus.

Anúncios

Mas afinal, o que realmente significa a Teologia Sistemática, já que o que foi dito acima foi somente a definição de uma parte do termo. Leia o texto que o site O mais curioso do mundo preparou.

Aqui, você encontrará informações do que são visto em determinada Teologia, além da sua definição, é claro!

O que é Teologia Sistemática

Além do que foi dito, é preciso especificarmos um pouco mais, sobre o que se trata Teologia Sistemática. Mas pelo o que já foi apresentado, já possamos saber que isto se refere à Bíblia e consequentemente, já está relacionado à Deus.

Falando de uma forma simples, o teologia refere-se à comprovação da existência de Deus e seu estudo está voltado para a análise de diferentes pontos da Bíblia, como por exemplo a interpretação e pesquisa de tradições religiosas mas também os textos sagrados, doutrinas e seus dogmas.

Porém, Teologia Sistemática é como se fosse uma forma de se organizar a Teologia, em diferentes temas.

A forma pela qual o estudo é dividido em diferentes temas, faz com que seja formado um sistema específico de aprendizado, por fatos teológicos.

Mas quais são os diferentes temas da Teologia

A Teologia Sistemática, como já dissemos, é dividida em diferentes temas, mas afinal, quais são os temas abordados?

Dentre tudo o que é apresentado, estão:  Própria – estudo de Deus, o Pai. Cristologia – estudo de Deus, o Filho, o Senhor Jesus Cristo.

Pneumatologia – estudo do Espírito Santo. Bibliologia – estudo da Bíblia. Eclesiologia – estudo das igrejas. Angelologia – estudo dos anjos. Soteriologia – estudo da salvação. Hamartiologia – estudo do pecado.

Escatologia – estudo do fim dos tempos. Antropologia cristã – estudo da humanidade. Demonologia – estudo dos demônios sob sua perspectiva cristã.

O que é visto na Teologia Sistemática

A Teologia Sistemática, como já dissemos várias vezes, trata-se de um estudo.

Mas respondendo o que muitos devem estar se perguntando; é um estudo conjunto da Bíblia.

Dizendo em outras palavras, o estudo não foca em somente algumas pessoas do livro sagrado, como Davi ou Paulo, por exemplo, e sim em um todo, todo o conselho de Deus.

O contexto histórico é importante para determinado estudo?

Sim, o contexto histórico é importante principalmente por aumentar a sua (ou qualquer pessoa que esteja estudando) fidelidade no modo de se interpretar o assunto. Já que o que é tratado, não são somente as escrituras.

Quais são as outros campos da Teologia, sobre o estudo de Deus

Como já deu pra perceber, através da leitura deste subtítulo, existe não só a Teologia Sistemática, mas sim, diversos outros campos, relacionados ao estudo de Deus.

Mas antes que possa haver qualquer dúvida sobre qual Teologia é mais importante, sobre todas as existentes, a Teologia Sistemática é sim a mais importante.

Isto se deve principalmente pelo fato desta Teologia, abranger em todo o seu estudo a Bíblia completa.

Mas voltando à falar sobre as Teologias, apresentaremos à seguir, quais são as existentes:

A Teologia da Libertação: a interpretação da Bíblia, é feita através dos sofrimentos dos pobres, e pela luta de comunidades cristãs, em meio à tantas injustiças.

Teologia da Prosperidade: interpreta a Bíblia para que possam entender que Deus tem saúde e benção para entregar ao povo.

Teologia Reformada: sistema de crença que baseia-se em na Reforma Protestante, do século 16.

A Teologia Contemporânea: como o próprio nome já diz, essa Teologia é referente aos tempos atuais, com a evolução de dogmas, e pensamentos sobre a doutrina bíblica.