CNH de graça: como participar do benefício - O Mais Curioso do Mundo
Pular para o conteúdo

CNH de graça: como participar do benefício

CNH

Quem não quer uma Carteira Nacional de Habilitação gratuita? É díficil saber qual brasileiro não sonha ter uma CNH. Entretanto, o preço da CNH tem aumentado cada vez mais e muitas pessoas não tem condições de fazer a liçença.

Anúncios

Mas, o Mais Curioso vai apresentar um novo benefício que está sendo lançado pelo Detran no Brasil inteiro. A CNH Social. Continue lendo para entender o programa.

Há duas possibilidades para que os interessados tirem a CNH, uma delas é a padrão e outra uma sem taxa.

Anúncios

Então se você deseja tirar a CNH, mas não tem dinheiro o suficiente para isso, vale a pena conferir do que se tratam as possibilidades, bem como o processo para ser um candidato.

Conforme dito acima, um dos principais fatores que implicam a concessão da CNH, é justamente o alto valor em virtude do processo de emissão do documento.

Como funciona hoje?

Atualmente, para tirar a CNH em apenas uma categoria simples (A OU B) pode  custar mais de R$ 3 mil.

Portanto, além de todo o valor pago para os processos voltados à autoescola, ainda é necessário efetuar o pagamento para a realização da prova prática, exame ao qual dá direito ao brasileiro dirigir.

Mas se a pessoa é reprovada na prova prática, ainda é preciso pagar uma taxa adicional. Isso vale para cada reprovação. Tem pessoas que já estão na terceita tentativa de tirar e ainda não conseguiram a CNH.

Devido a cobrança duplicada, existe um novo Projeto de Lei (PL) no Congresso, que visa isentar os alunos dessa taxa. Atualmente, somente os deputados do Mato Grosso apoiam a possibilidade.

Como ganhar roupas grátis da Shein

CNH SOCIAL GRÁTIS

Sem contar a exclusão da taxa do teste prático da CNH, há um novo programa que permite que os alunos fiquem totalmente isentos dos valores cobrados para obter a carteira.

Estamos falando do programa CNH Popular, que visa disponibilizar o documento gratuitamente para pessoas de baixa renda. Ou seja, o programa inclui todas as mensalidades da autoescola e do Detran.

Além da isenção de taxa mencionada acima, infelizmente nem todos os estados federais têm a opção. No entanto, o número de regiões que oferecem o CNH Social já está crescendo. Atualmente, os estados que possuem o programa são:

  1. Paraíba;
  2. Pernambuco;
  3. Roraima;
  4. Bahia;
  5. Ceará;
  6. Rio Grande do Sul;
  7. Rio Grande do Norte;
  8. Amazonas;
  9. Maranhão;
  10. Goiás;
  11. São Paulo;
  12. Minas Gerais;
  13. Ceará.
  14. Espírito Santo;

Requisitos do programa

  • Ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Precisa ser um beneficiário de programas sociais;
  • Ter entre 18 e 25 anos;
  • Ter cursado e concluído o ensino médio somente em uma escola pública (também permitido para estudantes).

Para mais informações de como participar, entre em contato com o Detran mais próximo do seu endereço.