Carteirinha de vacina do Conecte SUS, onde será obrigatório?
Pular para o conteúdo

Carteirinha de vacina do Conecte SUS, onde será obrigatório?

Para comprovar a vacina contra o coronavírus, o cidadão deve apresentar a carteira de comprovação do Conecte SUS. Saiba onde será obrigatório mostrar o documento.

Anúncios

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus, as taxas de infecção e mortalidade pela doença vem caindo cada vez mais. As pessoas estão tendo mais responsabilidades e comparecendo aos postos de saúde conforme as datas previstas no calendário de vacinação.

Mas, infelizmente, ainda há aqueles que por motivos diversos se negam a tomar as vacinas. Para acabar com isso e até forçar essas pessoas a se imunizarem, a prefeitura do Rio de Janeiro criou a carteira de vacina do Conecte SUS. O documento é conhecido como passaporte da vacina. 

Anúncios

Na intenção de incentivar a população a se vacinar, com a carteirinha em mãos, as pessoas poderão ter acessos a lugares que exigirão o documento de comprovação do imunizante. Quer saber mais a respeito? Prossiga com a leitura e saiba onde apresentar seu atestado de vacinação.

Carteirinha de vacina do Conecte SUS, onde será obrigatório?

Onde apresentar a carteirinha de vacina do Conecte SUS?

Desde o dia 15 de setembro, tornou-se obrigatório a apresentação da carteirinha de vacina do Conecte SUS em espaços de uso coletivo na cidade do Rio de Janeiro.

[maxbutton id=”2″ url=”https://omaiscuriosodomundo.com/conheca-o-conect-sus-aplicativo-oficial-do-sus/” text=”Conheça o Conect Sus: aplicativo oficial do SUS” ]

Para entrar em determinados lugares, apenas com a comprovação de que está em dia com as doses da vacina contra o coronavírus. A exigência foi implementada até como incentivo e obrigatoriedade para as pessoas comparecerem aos postos e tomarem suas vacinas. 

A exigência foi estabelecida em locais de grande movimento público, em geral, os espaços coletivos. A medida foi tomada com base em decretos. Dentre os locais, veja quais exigem a apresentação do documento.

  • Academias de ginástica
  • Piscinas
  • Centros recreativos e esportivos
  • Cinemas, teatros e salas de concerto
  • Salões de jogos, circos e pistas de patinação
  • Atividades de entretenimento
  • Museus, teatros, cinemas, pontos turísticos e aquários
  • Parques aquáticos e cinemas do tipo drive in

Todos esses estabelecimentos devem criar regras próprias para administrar o acesso de seus visitantes. Serão informados com os calendários de vacinação do governo. Vale lembrar que pessoas que não estiverem com as doses completas da vacina, terão as entradas impedidas. 

Os espaços devem manter os protocolos da pandemia e oferecer as condições sanitárias para receber as pessoas. Terão que dispor de álcool 70, estabelecer distanciamentos mínimos nos espaços e reduzir a quantidade de pessoas por áreas. Além de manterem a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Como emitir a carteirinha de vacina do Conecte SUS?

Para solicitar a carteirinha de vacinação do Conecte SUS, você deve entrar no portal do serviço e preencher as informações solicitadas. Poderá acessar por aplicativos, disponíveis para Android e iOS.

Você preencherá seu cadastro no site do Governo Federal e clicará no ícone do Ministério da Saúde e em seguida no acesso ao Conecte SUS. Ao acessar o serviço, faça seu cadastro, login e senha. Ná página das vacinas, você encontrará as informações pertinentes sobre as doses de sua vacina. Salvando o documento, poderá imprimi-lo para uso.

Vale lembrar que, caso as informações não estejam atualizadas no portal, o usuário precisará entrar em contato com a Secretaria de Saúde de sua região e solicitar que a comprovação seja incluída na base de dados do Conecte SUS.

Conclusão

Não é complicado solicitar sua carteirinha de vacinação do Conecte SUS. Lembre da necessidade de tê-la em mãos, pois precisará comprovar que foi imunizado com as doses completas da vacina contra o coronavírus. 

Sem o documento, terá seu acesso impedido nos locais citados nesse artigo. Se você ainda não completou seu esquema de vacinação, a hora é essa.

Forte abraço!