Como fazer o título de eleitor online - O Mais Curioso do Mundo
Pular para o conteúdo

Como fazer o título de eleitor online

Todos os brasileiros de 16 anos para cima têm até 4 de maio para solicitar a primeira via do título eleitoral para poderem votar nas eleições em 2022. O procedimento pode ser feito 100% pela Internet, através do Título Net.

Anúncios

O prazo como dito acima é até o dia 4 de maio e o procedimento pode ser feito no site do Tribunal Superior Eleitoral. O primeiro turno será em 2 de outubro, e o voto é opcional para pessoas de 16 e 17 anos. Veja abaixo como fazer o título de eleitor online. 

A primeira rodada da cédula foi marcada para o dia 2, ou seja, as eleições começam dia 2 de outubro. Caso necessário, acontecerá o segundo turno, a nível nacional, e está previsto para 30 de outubro de 2022, no último domingo da última semana do mês. O segundo turno só acontece caso nenhum dos candidatos que estejam concorrendo ao cargo alcancem mais da metade dos votos. 

Anúncios

Como fazer o título de eleitor online

Lei Eleitoral (Lei nº 9.50 / 97 – Artigo 91) Determina o fechamento da votação de voto 150 dias antes de cada equipamento. Durante este período, as pessoas podem resolver suas pendências como: transferência da área eleitoral ou outros resultados devido à ausência ou justificação das três eleições finais.

“Para evitar problemas, é importante regularizar o título o mais rápido possível, porque nos últimos dias do prazo para isso, a demanda costuma ser alta”, afirma o TSE.

Então para evitar dor de cabeça, resolva todas as pendências em relação ao título um quanto antes, e não esqueça, você consegue fazer o título de eleitor online 

Como fazer o título de eleitor online?

Para conseguir fazer o título de eleitor online, a solicitação da primeira via deve ser exigida pelo sistema Título Net ou no Portal do Tribunal Superior (TSE). Será necessário anexar um documento de fotografia oficial, uma prova de residência, prova de pagamento de débito com eleição judicial e evidência de regularidade do serviço militar. Apenas como todos os documentos pedidos você conseguirá a título. 

Para obter documento de eleitor pela primeira vez, é necessário que o indivíduo informe, na página do aplicativo do sistema página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da Federação, onde ela reside. Após esse processo, informações sobre a digitalização dos documentos necessários para o pedido:

  • Selfie com documento de identificação 
  • comprovante  atualizado de residência;
  • Certificado de serviço militar para homens de 18 a 45 anos.

Na próxima página, no “título do eleitor”, quando solicitar a primeira via , a pessoa deve marcar “Eu não tenho” nas opções para continuar o serviço. Após o envio de dados, os documentos serão analisados ​​pela justiça eleitoral. A distinção do aplicativo também pode ser feita pelo site.

Quem deseja alterar o cadastro eleitoral deve verificar a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida é necessário acessar o sistema TítuloNet, solicitar  o serviço desejado e apresentar os documentos necessários para formalização. E assim você conseguirá fazer o título de eleitor online

e-Título

O aplicativo eTítulo é mais uma forma de consultar  pendências junto à Justiça Eleitoral. A ferramenta também pode ser utilizada como documento eleitoral digital, substituindo os documentos em papel no dia das eleições. Ele permite o acesso rápido e fácil às  informações do Tribunal Eleitoral, tais como: cadastro digital de eleitores, situação eleitoral e local de voto.

Ponto importante: se você ainda não teve a sua biometria coletada, você terá que levar junto com o aplicativo um documento oficial com foto. 

Caso a sua zona eleitoral tenha mudado, as informações serão atualizadas automaticamente no aplicativo.

Para utilizá-lo, é necessário baixá-lo gratuitamente em  celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS.

Tribunal Superior Eleitoral faz campanha para os Jovens Eleitores 

O  Tribunal Superior Eleitoral promoveu uma campanha durante a semana do Jovem Eleitor, para mostrar aos jovens a importância de tirar o título. A campanha aconteceu entre os dias 14 e 18 de março de 2022. 

Nesse tempo, no Brasil e no exterior, foram emitidos 96.425 novos títulos para jovens com 15 a 18 anos.

Os estados mais envolvidos na campanha foram São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Roraima, Rondônia e Amapá são unidades federativas com pelo menos 15 a 18 pessoas que pediram à comissão eleitoral a retirada de seus primeiros títulos. Trinta jovens estão registrados para votar no exterior.

Lembrando que é simples tirar o documento, você consegue fazer o título de eleitor  online

A demanda entre as mulheres é maior: 52.561 mulheres solicitaram o documento, enquanto 43.864 homens solicitaram serviços. Nesse período, a faixa etária que registrou a maior taxa foi a de  18 e 17 anos.

A primeira distribuição em cada idade foi configurada da seguinte forma: 

387 mil títulos fornecidos para meninas de 15 anos (que se fazem 16 até 2 de outubro, desde a primeira rodada de eleições de 2022); 22.93

mil solicitações de títulos para adolescentes aos 16 anos de idade; 33.582 mil títulos para pessoas aos 17 anos; e 35.522 mil títulos para os cidadãos aos 18 anos.

A mobilização feita pelo TSE incentivou muitos jovens a tirar o título.