Como funciona o empréstimo? - O Mais Curioso do Mundo
Pular para o conteúdo

Como funciona o empréstimo?

O QUE É EMPRÉSTIMO E COMO FUNCIONA?

Anúncios

Se você já pensou em trocar de veículo, talvez tirar do papel aquela reforma, iniciar um novo negócio ou até mesmo quitar uma dívida acumulada, independente do seu propósito, para dar sequência aos seus planos você pode precisar de um pontapé financeiro. É nesse momento que empréstimo bancário pode ser uma ferramenta muito útil!

Anúncios

Mas, o que é um empréstimo? De forma resumida é um acordo contratado entre  a instituição financeira e seu cliente, onde o banco te disponibiliza uma quantia determinada mediante o firmamento de pagamento futuro, onde há um acréscimo de juros que é previamente concordado, onde na maioria dos casos os pagamentos são efetuados em parcelas pré-estabelecidas. O valor liberado para cada cliente, de tal forma como a taxa de juros, difere de uma instituição financeira para outra.

[maxbutton id=”6″ ]

Solicitar empréstimos com bancos e organizações financeiras pode ser a mão amiga que você necessita. Basta que você seja cuidadoso e mantenha um bom planejamento financeiro para entender a sua situação, o momento adequado de pegar um empréstimo e os impactos que isso pode gerar nos seus projetos, visto que o contrato deverá ser pago com o acréscimo de juros.

Hoje em dia, grande parte dos empréstimos são utilizados a fins de lidar com situações emergentes e imprevistos que estamos suscetíveis tanto na vida profissional quanto pessoal.

Como funciona o empréstimo?

QUAIS OS TIPOS DE EMPRESTIMO?

São diversas as circunstancias que levam as pessoas a necessitarem de solicitar um empréstimo, desde situações de emergência, planejamento familiar ou até mesmo compras impulsivas.

E, com tantas espécies de empréstimo disponíveis no mercado, é mais que normal que exista questões sobre esse assunto. Acompanhe abaixo os mais conhecidos tipos de empréstimo:

  • PESSOAL

Uma das mais populares e acessíveis modalidades de empréstimos, comumente oferecida por todos as instituições financeiras e, desde que estas mesmas não estejam negativadas nos órgãos de proteção ao credito como SPC ou SERASA.

O contrato desse serviço é um bastante simples e rápido, onde, após solicitado e aprovado o dinheiro é liberado direto na sua conta corrente comumente dentro de um prazo de 24h.

Essa fluidez que torna este tipo de empréstimo bastante útil para momentos de emergência e imprevistos.

Mas como tudo na vida há seus prós e contras existe também certas desvantagens em contratar um empréstimo pessoal.

A primeira delas é que normalmente, o limite disponível para um empréstimo pessoal é baixo, onde em grande parte das instituições, os valores máximos variam entre R$3.000 e R$5.000.

Uma outra desvantagem se encontra no fato de que, devido a fatores como histórico de credito e velocidade da transação, as taxas de juros pagas pelo cliente que opta pelo empréstimo pessoal são mais elevadas que o normal.

Um grande diferencial do empréstimo pessoal é que ele não possui nenhum tipo de restrição ou requerimento, te dando total liberdade para aplicar o valor livremente e da maneira que desejar!

  • CONSIGINADO

Quando se trata dessa modalidade, pode ser descrito como um empréstimo frequentemente utilizado pelas empresas de médio e grande porte para facilitar a vida dos seus colaboradores onde, de forma simplificada, consiste de o cliente solicitar um valor e as parcelas de pagamento determinadas acabam sendo diretamente descontadas na folha de pagamento, aposentadoria ou até mesmo pensão deste cliente.

Por fornecer mais segurança e garantia de adimplência às instituições financeiras o empréstimo consignado consegue oferecer juros mais baixos, entretanto, é acessível somente à clientes aposentados, que recebem pensão via INSS ou aqueles que trabalham em uma empresa conveniada com algum banco.

  • POR PENHOR

Esse é um empréstimo normalmente acontece mediante à cessão de uma propriedade ou bem material. Uma das mais comuns modalidades é o penhor de joias feito normalmente pela Caixa Econômica Federal. É feita a avaliação do bem e então concedido o empréstimo no valor equivalente. O pagamento precisa ser efetuado respeitando o prazo acertado para que o bem seja reavido.

Um dos pontos principais do desse tipo de empréstimo é que ele permite que clientes com credito negativado, ou pessoas com o “nome sujo” tenham acesso a essa linha de credito, visto que o bem penhorado age como uma espécie de garantia. Entretanto, as taxas de juros associadas a esta modalidade de empréstimo costumam ser bem altas.

  • CHEQUE ESPECIAL

Esse tipo de empréstimo funciona como um crédito prontamente disponível para cobrir um saldo negativo em conta corrente do cliente, onde a contratação é comumente feita de maneira automática, dessa forma, permitindo que a conta corrente do cliente exceda o limite de saldo disponível no momento de uma compra e entre no negativo, ou seja, vire o dia em saldo devedor.

O cheque especial possui certas vantagens que valem a pena mencionar, sendo a primeira é a sua praticidade, dado o fato que é contratado de maneira automática, e a depender do seu banco pode acordado na hora da abertura da conta. Outro ponto positivo é a sua flexibilidade, pois o total contratado é precisamente o necessário para que se cubra o saldo negativo da conta corrente.

Entretanto, as taxas de juros que acompanham o cheque especial alcançam níveis altíssimos, sendo ela a mais elevada taxa de juros oferecida pelos bancos com médias cerca de 330% ao ano.

COMO FAZER UM EMPRESTIMO?

Para ser capaz de pegar um empréstimo, é necessário ter 18 ou mais e

a posse dos documentos necessários que vamos abordar logo abaixo. Apesar disso, com esse requisito preenchido, qualquer profissional está habilitado a solicitar uma linha de crédito pessoal.

Algumas empresas requisitam o CPF do cliente no momento da solicitação de empréstimo, mas é igualmente comum que seja aceito apenas o RG ou CNH para este processo.

Em outros casos mais específicos, é possível que outros meios de identificação como registros oficiais com foto sejam utilizados, como carteira de trabalho

, também outros dados como o comprovante de residência e até mesmo passaporte em caso de clientes não brasileiros.

Após toda a documentação entregue, a instituição financeira deverá efetuar uma análise de crédito do solicitante. Durante essa etapa, são verificados os dados e documentos apresentados para que então seja decidido se a solicitação de crédito será aprovada e concedida, também é considerado de qual maneira e qual o valor a pessoa deverá conseguir pagar e então é calculada a da taxa de juros mais adequada para uma possível aprovação.

Os critérios para aprovação mudam bastante de empresa

para empresa então não há um modelo único que possa ser destacado. Apesar disso, é valido mencionar que perfis com bom histórico de credito, sem negativações e que mantém seus pagamentos em dia, costumam ter um índice de aprovação mais alto.

VANTAGENS E CUIDADOS NECESSARIOS NA HORA DE FAZER UM EMPRESTIMO

Como já abordado anteriormente, independente da sua necessidade é provável que existe uma opção de empréstimo que lhe servirá e auxiliará na execução dos seus projetos!

Mantendo sempre a cautela, você deve levar em consideração coisas como:

  • Taxa de juros;
  • Quantidade e valor das parcelas;
  • E duração e forma dos pagamentos.

Tendo esclarecido todos estes pontos, você estará pronto para tomar uma decisão financeira inteligente e informada!