Como ter um GPS no celular: confira como baixar
Pular para o conteúdo

Como ter um GPS no celular: confira como baixar

É fato que a tecnologia do GPS no celular se integrou com facilidade no cotidiano humano. Apesar de ser uma criação militar dos anos 60, essa inovação foi sendo gradualmente integrada na sociedade até chegarmos ao ponto da história em que vivemos, onde essa pode ser considerada uma tecnologia essencial.

Anúncios

Juntando isso ao fato de que os meios de transporte estão cada vez mais acessíveis, assim como a liberdade geográfica também, o GPS (Global Positioning System) pode ser uma das ferramentas mais importantes para chegar a lugares desconhecidos com mais facilidade.

Confira: como ter a Identidade Digital? Aplicativo RG no celular confira

Anúncios

Sobrepondo-se a bússola e aos mapas, a integração do GPS ficou ainda mais difusa com sua integração aos smartphones. Dessa forma, muitas pessoas usam o sistema global de posicionamento a partir de seus telefones usando aplicativos para encontrar localização e afins.

Por isso, para explicar como ter um GPS no celular, abordamos de maneira simples as funcionalidades de dois bons aplicativos do tipo. Assim, com esse artigo é possível entender melhor seu modo de uso nos smartphones, mesmo sem rede.

Como ter um GPS no celular: confira como baixar
Como ter um GPS no celular: confira como baixar / créditos de imagem pexels

Como ter um GPS no celular

Antes de mais nada, é importante ressaltar que aplicativos que têm GPS costumam demandar o uso necessário de internet. Mas em uma situação em quê não há rede, é difícil contar com a funcionalidade desses app’s para se localizar, o que pode gerar desconfortos.

Por isso, quando mencionamos aqui maneiras de ter GPS no celular, iremos nos referir a aplicativos diferentes dos mais comuns (Waze ou Apple Maps). Isso para poder trazer soluções verdadeiras para todos os momentos em que essa tecnologia pode ser útil para entender a localização.

Sobretudo, para ter um GPS no celular é preciso contar com algum programa tal os quais mencionamos. Com isso, elencamos aplicativos e explicações simples que podem ajudar a definir qual é o melhor aplicativo de mapa com função offline, para nunca mais se perder sem rede.

Google Maps

Uma das melhores opções de nossa lista, Google Maps é uma ferramenta Google. Apesar de vir integrado na maioria dos telefones de sistema Android, não são todos os usuários de smartphone que conhecem a funcionalidade offline desse aplicativo. De qualquer forma, em Android ou iOS, esse aplicativo oferece serviços fora de rede.

Leia também: aplicativo para mudar a voz, Confira como baixar e se divertir

Após realizar o download na Play Store ou App Store, basta abrir o aplicativo e começar a usar. Para conseguir o recurso de GPS sem rede, basta clicar no menu principal do app e selecionar “Mapas offline”. A próxima etapa é clicar em “Selecionar seu mapa” e realizar o download do local desejado.

Existem duas opções: armazenar o mapa ou somente a rota desejada. Enquanto a primeira oferece a possibilidade localização a partir do smartphone em diferentes regiões do mapa, o segundo entrega instruções sobre alguma rota pré definida. A vantagem da segunda é uso menos do armazenamento interno.

De qualquer maneira, ainda que Google Maps ofereça a opção de uso sem rede, é preciso contar com internet para realizar download do app, mapas e rotas. Além disso, a função de GPS deve estar sempre ligada no dispositivo móvel.

Here WeGo

Com versões para Android e iOS, Here WeGo oferece opções de mapas para baixar em todos os estados brasileiros, além de mapas de outros países. Em suma, os arquivos para download têm entre 250 MB e 670 MB conforme o local,  o que faz esse app ocupar bastante espaço.

Como ter um GPS no celular: confira como baixar
Como ter um GPS no celular: confira como baixar / créditos de imagem pexels

Em contrapartida, é uma opção para aqueles que desejam uma alternativa tão completa quanto o Google Maps. Seja com a navegação em carro, a pé, de bike, ônibus ou qualquer outro transporte público, seu GPS é extremamente funcional e simples de lidar.

Sua interface é intuitiva e possibilita uma experiência completa, possibilitando baixar diferentes mapas e ter parâmetros de quanto resta de memória no telefone. E seu grande diferencial para a concorrência está nos atalhos para tela inicial, que torna esse um app prático para uso do GPS.

Confira: faceapp o aplicativo que muda o rosto, veja como os famosos se divertem

Faceapp o aplicativo que muda o rosto: veja como os famosos se divertem
Faceapp o aplicativo que muda o rosto: veja como os famosos se divertem / Créditos de imagem pexels