e-Título: veja como é fácil ter o seu título de eleitor digital
Pular para o conteúdo

e-Título: veja como é fácil ter o seu título de eleitor digital

título de eleitor digital

Com o e-título, o título de eleitor digital, votar ficou mais fácil, sem burocracia e com mais rapidez. Veja nesse artigo como se cadastrar!

Antigamente na época das eleições, votar se resumia a apresentar o título de eleitor nas zonas de votação, marcar uma pequena cédula de papel com seu voto ao candidato e depositá-la nas urnas eleitorais.

Anúncios

Com o tempo vieram as urnas eleitorais eletrônicas. O famoso computador substituiu o método obsoleto e agora concentra as informações das eleições em um disco rígido.

Anúncios

Hoje em dia, com a automação e avanço da tecnologia em diversos setores, não foi diferente com o sistema eleitoral do país. Além das modernas urnas eletrônicas, há uma nova modalidade para as votações.

O Tribunal Superior Eleitoral brasileiro instituiu o uso do e-título, título eleitoral eletrônico. Para simplificar os métodos de obtenção do documento eleitoral e agilizar nas votações, o novo sistema já entrou em evidência e tem sido aprovado pelos cidadãos brasileiros.

Veja aqui como se cadastrar no sistema para o e-título, título de eleitor digital e obter suas vantagens.

O que é o e-título

O e-título é um aplicativo de âmbito nacional, para obter a via digital do título de eleitor. Apresenta em seu conteúdo uma série de informações como relação de dados do eleitor apto para votar. Traz informações como a área em que o eleitor deve comparecer, incluindo seções e zonas eleitorais, além de endereços dos postos de votação. 

No aplicativo, que pode ser baixado pelo Play Store (para sistemas Android) ou Apple Store (para iOS), o usuário poderá acessá-lo através de seu CPF, sem precisar incluir os dados de seu título de eleitor. 

Ao entrar na página, você fará seu cadastro com suas informações e incluirá os dados eleitorais para efetivar sua inclusão. Pronto, a partir daí você poderá consultar os dados de seu título eleitor, além de pendências e outros assuntos sobre a justiça eleitoral. 

O app também permite que os eleitores se cadastrem para a função de mesários voluntários durante os períodos de eleição. 

No portal do TSE, que pode ser acionado por seu site, o eleitor pode obter mais informações sobre como funciona e suas vantagens para utilizá-lo. 

Como funciona o e-título

Como mais de meio milhão de downloads realizados com sua última e atualizada versão, desde 2017 o TSE oferece a novidade aos eleitores brasileiros.

Como alternativa à forma impressa do título de eleitor, o e-título, título de eleitor digital, disponibiliza o cadastro dos cidadãos de forma on-line, até mesmo para evitar deslocamentos desnecessários. 

Devido à pandemia e como diversos postos de trabalho atuando de forma remota, baixar o aplicativo tornou-se solução rápida e prática para administração de seus dados eleitorais. 

Praticidade

Consagrado com a tecnologia digital, o país vem adotando o incentivo das ferramentas digitais, deixando a parte presencial para atendimentos apenas em último caso. 

Para evitar longas filas em seus postos eleitorais, o TSE  aperfeiçoa cada vez mais o e-título, título de eleitor digital para facilitar a vida do usuário. 

Rapidez

Com apenas um clique, o eleitor tomará conhecimento se possui débitos com a justiça federal, no caso da falta de justificativa a não comparecimento em eleições, assim como checar se houve mudanças em sua seção eleitoral. 

Outra novidade é para as pessoas que apreciam serem mesários voluntários. De olho nos benefícios de folgas longas no trabalho que estão previstas, o interessado em participar poderá se cadastrar gratuitamente para a função. 

Conclusão

Agora que você conheceu mais esta praticidade virtual, baixe o aplicativo e acesse.

Tenha praticidade em mãos. Com o e-título, título de eleitor digital, tenha detalhes antes de exercer seu voto. Tudo em um clique.

Aproveite!