FGTS Emergencial: em quais situações você pode sacar?
Pular para o conteúdo

FGTS Emergencial: em quais situações você pode sacar?

Governo libera saque de parcelas do FGTS emergencial. Veja em quais situações você pode sacar. 

Anúncios

Se você trabalha com carteira assinada e possui saldo no FGTS (Fundo de Tempo de Serviço), saiba que poderá realizar saques de parcelas emergenciais. Devido à pandemia, o governo disponibilizará os recursos a trabalhadores, que poderão sacar o FGTS Emergencial de acordo com o calendário do mês de seu aniversário.

Anúncios

Para tanto, o trabalhador deve se enquadrar às formas para saque. O governo brasileiro mantém as definições sobre a modalidade. Confira mais informações sobre o benefício na leitura a seguir.

FGTS Emergencial: em quais situações você pode sacar?
 

Como sacar o FGTS Emergencial?

Devido à pandemia, muitos trabalhadores tiveram perdas de receita ou foram demitidos de seus empregos. Para contornar a situação, o FGTS foi um recurso bem-vindo para trazer alívio no pagamento das contas.

[maxbutton id=”5″ url=”https://omaiscuriosodomundo.com/como-ganhar-dinheiro-trabalhando-em-casa/” text=”Ganhe dinheiro trabalhando em casa” ]

Durante o ano de 2020, o governo autorizou o saque aniversário de parcelas do FGTS. Mas em 2021, os trabalhadores ainda aguardam ansiosos a liberação de mais uma rodada de pagamentos das parcelas.

No ano passado, os trabalhadores sacaram até um salário mínimo de suas contas, segundo o calendário oficial do benefício. Mas com o fim do programa, o Ministério da Economia liberou a renovação do programa para este ano.

Em quais situações você pode sacar o FGTS Emergencial?

Para sacar o FGTS Emergencial, o trabalhador deverá comprovar o emprego com carteira assinada e encaixar-se às regras estipuladas que são mantidas para solicitar o benefício. Veja quais.

  • Demissão sem justa causa;
  • Demissão por força maior;
  • Falência de empresas;
  • Rescisão de contrato entre trabalhador e empresa;
  • Opção pelo sistema de saque emergencial.

Vale lembrar que o trabalhador que estiver em exercício de seu emprego,  poderá fazer a opção do saque emergencial do FGTS em qualquer um dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal.

Outros detalhes importantes que valem frisar, é o uso do saldo do FGTS para compra da casa própria ou auxílio para tratamento de doenças. Esses programas são distintos do saque emergencial e para esses fins, o trabalhador pode solicitar o valor parcial ou integral de seu saldo do FGTS.

Caso não opte pela opção, será mantido o saque do benefício para fins de rescisão contratual de seu atual emprego. Optando pelo saque emergencial o trabalhador poderá solicitar o benefício no mês de seu nascimento.

Será preciso comparecer em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, munido com seus documentos e fazer o pedido. Para quem é correntista do banco, pode solicitar a transferência direto para sua conta. Se você possui conta em outras instituições bancárias, pode transferir os valores.

Outra possibilidade será fazer a solicitação diretamente pelo site da Caixa ou aplicativos do banco.

Crise no FGTS

Devido ao desemprego em massa e baixa oferta de mão de obra assalariada no país, os recursos do FGTS vem diminuindo gradativamente. Segundo a Caixa Econômica e o Ministério da Economia, será necessário aliviar o peso dos esforços para manter o programa em dia, uma vez que aumentaram em grande número os pedidos de saque emergencial no ano passado. 

Conclusão

Para realizar o saque do FGTS Emergencial, será necessário aguardar o mês de seu nascimento para fazer o pedido. Mediante a escassez de recursos do governo brasileiro, os programas de saque do FGTS são mantidos nas categorias já existentes, como saque por demissão sem justa causa ou outros estabelecidos por lei.

Outro grande fator que estimula o saque é o auxílio para os trabalhadores que possuem o benefício, mediante situações provocadas pela pandemia do coronavírus. Vale a pena sacar o benefício, se realmente houver necessidade.

 

Até a próxima!