Aqui no Brasil, já estamos acostumados com a gorjeta, não é mesmo? Mas será que em todos os países da Europa, é preciso dar essa pequena quantia? Para que possa saber as respostas dessa pegunta, continue lendo este artigo.
Como já dito, aqui no Brasil, já é de se esperar, que em uma conta de restaurante, bar ou qualquer outro, venha junto da mesma, uma porcentagem à mais, que é destinada aos garçons.
Mas será que é assim na Europa? O site, o mais curioso do mundo vai mostrar.
Para que você possa saber a resposta sobre essa e diversas outras questões, que será bastante informativo, principalmente, quando deseja ir para a Europa.
QUANTO É A GORJETA NO BRASIL
A princípio, falaremos o quanto é cobrado à mais, nas contas de restaurantes, para que essa quantia, seja destinada aos serviços dos garçons.
Esse valor, é em média 10% à mais, do valor da conta.
Porém, em alguns lugares de São Paulo, a taxa cobrada é de 13%.
COMO FUNCIONA A GORJETA NA ALEMANHA
Começaremos então, aqui neste artigo, a apresentação, de como funciona a gorjeta, em cada país da Europa.
E em ordem alfabética, mostraremos primeiramente, a Alemanha.
Diferentemente de diversos lugares, o serviço não vai à conta, por tanto, caso queira deixar alguma quantia ao garçom, você pode arredondar o valor da conta, por exemplo, para que o troco fique com o mesmo.
É você quem decide, porém, não é obrigatório, e sim, um gesto de satisfação, pelos serviços prestados.
GORJETA NA ESPANHA
Assemelhando-se à alguns outros países da Europa, não é obrigatório que dê uma gorjeta em cada lugar que for.
Porém, caso se estabelecer em um hotel, os carregadores de malas, certamente esperarão uma pequena quantia.
Nos restaurantes também não é incluído à conta a gorjeta, mas se mesmo assim queira oferecer um valor, 10% já está ótimo.
GORJETA NA FRANÇA
Por não ser obrigatório, muitos não se importam.
No entanto, existe sim, alguns estabelecimentos que incluem à conta.
Contudo, caso não queira dar o estipulado, um simples arredondamento do valor já estará suficiente.
Porém, em hotéis, por exemplo, já é de se esperar, que será entregue um valor aos funcionários. Em especial, os carregadores de mala.
COMO FUNCIONA A GORJETA NA HOLANDA
Diferente de todos os países que foram citados anteriormente, na Holanda é sim obrigatório dar gorjetas aos funcionários de restaurante e bares por exemplo.
Porém, neste caso, o valor incluso equivale à apenas 5% do valor total.
Mas nada o impede de oferecer apenas mais 5%, do que já foi estabelecido.
Apesar e não incluir à conta, o valor da gorjeta, existe alguns bares principalmente, que contém uma “fooienpot”, que é o que conhecemos como uma jarra, na qual se pode adicionar um determinado valor.
COMO É A GORJETA NA INGLATERRA
Em restaurantes, onde apresentam o serviço de mesa, é bastante comum que seja acrescido à conta, uma porcentagem que varie entre 10 e 15.
Já nos lugares, onde não apresentam tal serviço, como os fast-food, é conveniente que seja apresentado o “suggested”, o que indica que a gorjeta não foi incluída à conta.
Em “pubs” é provável, que encontre nas bancadas, uma pequena caixa, Por tanto, isso indica que é esperado uma pequena quantia.
E assim, como nos demais países apresentados, carregadores de malas também esperam pela gorjeta. O que pode equivaler à duas libras.
COMO FUNCIONA A GORJETA NA ITÁLIA
Não é esperado que seja entregue um a gorjeta, à um garçom, de determinado bar, por exemplo.
No entanto, em lugares como Roma e Veneza ( que são cidades turísticas), é normal que seja adicionado à conta uma porcentagem, que gira em torno de 10%.
Mas é sempre bom lembrar que não é obrigatório deixar determinado valor, para os garçons da Itália, isso irá depender de sua vontade.
MAS AFINAL, É OBRIGATÓRIO DAR GORJETA NA EUROPA?
A partir desse artigo, na qual foi apresentado como funciona a gorjeta em alguns países da Europa, podemos perceber que tudo variará.
Há variação de regiões, valores, e várias outras questões.