O que acontece se você parar de dormir - O Mais Curioso do Mundo
Pular para o conteúdo

O que acontece se você parar de dormir

O que acontece se você parar de dormir? O simples ato de dormir, trás diversos benefícios ao nosso corpo. Porém a falta do mesmo, pode causar sérias consequências, e é sobre isso que falaremos aqui neste artigo.

Anúncios

Dentre os diversos benefícios que podem ser atribuídos à nos quando dormimos, está a diminuição do estresse principalmente, mas também a melhora de humor, estímulo do raciocínio, sem contar, as condições estéticas.

Anúncios

No entanto, a falta dele nos trás condições totalmente contrárias, ao que foi citado agora.

E para que você posa saber todas as consequências, continue lendo este artigo, pois listaremos os principais problemas atribuídos, no site, o mais curioso do mundo.

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE SONO

Como já foi dito acima, a falta de sono, trás diversas consequências ao nosso corpo. Por tanto, mostraremos a seguir, alguns dos resultados da insônia.

Os mais comuns, que podem ser percebidos facilmente, são: falta de disposição para realizar determinadas atividades, as famosas olheiras, irritação, sem contar as condições físicas e mentais que são afetadas.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE A SAÚDE MENTAL E A FALTA DE SONO

Anteriormente, foi apresentado à vocês, que a saúde mental pode ser afetada, devido à falta de sono.

E aqui, resolvemos detalhar um pouco mais sobre esse assunto, na qual diversas pessoas, devem estar sofrendo.

A saúde mental, está completamente relacionado ao sono. Isso porque, a insônia, pode causar algumas anormalidades no circuito cerebral, que é responsável por nossas emoções.

Além disso, algumas doenças mentais, podem surgir a partir desses problemas que são causados no circuito cerebral.

Dentre essas doenças, estão a depressão, ansiedade e esquizofrenia.

PROBLEMAS MAIS SÉRIOS, CAUSADOS PELAS POUCAS HORAS DE SONO

Além das consequências que já foram relatadas aqui neste artigo, existe algumas outras causas, das suas poucas horas de sono.

BIPOLARIDADE EMOCIONAL: quando não dormimos o tempo necessário pra que possamos realmente descansar, algumas das causas mais sérias, são a bipolaridade emocional. Isto porque, as pessoas que já não dormem tanto, sofrem com uma oscilação, de tristeza, e alegria, por exemplo.

PROBLEMAS FÍSICOS: além de problemas mentais, também são comuns os problemas físicos, como hipertensão, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e diabetes.

PROBLEMAS RELACIONADOS À IMUNIDADE: quando dormimos, nosso organismo, fica mais ativo, para que possa combater qualquer doença. No entanto, quando isso não acontece, estamos mais propensos à sofrer com alguns problemas com a nossa saúde.

HORMÔNIOS DESCONTROLADOS: quando ficamos um longo período sem dormir, nossos hormônios ficam descontrolados, sem uma ordem, ou seja, ficam “perdidos”.

RACIOCÍNIO: as poucas horas de sono, faz com as pessoas ficam com que o raciocínio mude.

SENSIBILIDADE: além de todas essas consequências, causadas pela falta de sono, o mesmo também nos deixa mais sensíveis à certas coisas, que somos totalmente acostumados, como por exemplo à luz, cores, brilho, e até mesmo mudamos a forma como percebemos o tempo. E tudo isso pode acontecer se privarmos o sono, por somente 24 horas.

COMO DORMIR MAIS FACILMENTE

Caso você se identificou com o que falamos à cima, e percebeu que sofre com a falta de sono, listaremos à seguir, alguns hábitos, que você pode adicionar à sua rotina, para que consiga finalmente, dormir o tempo necessário.

TENTE RELAXAR: na maioria das vezes, a insônia é consequência de grandes preocupações, com contas, saúde de algum familiar, ou coisa do tipo. Mas quando tentar relaxar, verá que conseguirá dormir melhor.

ESTABELEÇA UMA ROTINA: ao realizarmos uma rotina, definiremos horários para cada ação que fazemos no dia. Quando estabelecido um tempo dormir e posteriormente, acordar, o seu corpo se acostumará, e consequentemente, a insônia melhorará.

AMBIENTE ESCURO: quando o ambiente e que estamos, é totalmente escuro, é mais provável que pegamos no sono, mais facilmente. Isto se deve à um hormônio chamado melatonina, que é ativado em tal ambiente.

OUTROS TIPOS DE AJUDA

Quando o que recomendamos à cima, já não está surtindo efeito, também há outras possibilidades.

As possibilidades na qual nos referimos, está relacionada à busca de especialistas, como psicólogos, na qual você pode realizar uma consulta, e o mesmo lhe receitará algum remédio.