O que é CadÚnico? Receba ajuda do Governo mensalmente
Pular para o conteúdo

O que é CadÚnico? Veja como se inscrever e receber ajuda do Governo mensalmente

Através do CadÚnico, você pode obter benefícios exclusivos do Governo Federal e contar com auxílios nos momentos mais importantes. Confira no artigo de hoje como se inscrever.

Anúncios

O CadÚnico ou Cadastro Único, é um registro de informações que facilita o governo do país saber quem são e como vivem famílias de baixa renda. Cada município do país gere o programa, estabelecendo normas para quem deseja fazer a inscrição. 

Quando a pessoa se inscreve no CadÚnico, poderá ter acesso e participar de diversos programas e ações sociais criados pelo Governo Federal. Porém, o cadastramento não é feito pela internet. A pessoa interessada deve comparecer a um posto de sua cidade e fornecer suas informações e receber ajuda do governo.

Anúncios

Para saber mais o passo a passo para realizar a inscrição, prossiga com a leitura e veja quais benefícios poderá ter com o CadÚnico.

O que é CadÚnico? Veja como se inscrever e receber a ajuda do Governo mensalmente

Como se inscrever no CadÚnico?

Para realizar seu cadastramento para o CadÚnico e receber ajuda do governo, precisará comparecer ao setor responsável pelo programa de sua cidade. O primeiro passo para participar das ações é ter seu cadastro atualizado junto ao serviço.

No CadÚnico estão incluídos diversos serviços em que o cidadão poderá ter ajuda do governo. Veja quais.

Para saber se já é inscrito no CadÚnico, acesse o portal do Meu CadÚnicoconfira. As informações do serviço também estão disponíveis em aplicativos para Android ou iOS. Confira e comece a receber ajuda do governo.

Quem pode participar do CadÚnico?

Para o CadÚnico, podem participar pessoas que possuam renda mensal de até meio salário mínimo ou R$ 522,50. Também estão habilitadas as famílias que tenham renda de até R$ 3.135,00 ou três salários mínimos.

Essas pessoas precisam comprovar a renda total por pessoa ou se todos os membros da família somam ganhos até os valores estabelecidos.

Estão permitidos participarem pessoas que vivem nas ruas, sejam sozinhas ou em família. Mesmo que não se encontre nesses requisitos, você também pode realizar sua inscrição por um dos serviços disponíveis.

Onde se cadastrar para o CadÚnico?

Para fazer sua inscrição nos programas, deverá procurar um posto habilitado para o serviço em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ou, poderá comparecer à prefeitura de sua cidade e fazer o agendamento.

As etapas para inscrição, funcionam de forma distinta. Veja como realizar.

Entrevista

Para este dia, vá com antecedência e leve seus documentos, Não será preciso comparecer com toda a família. Você será instituído como o Responsável pela Unidade Familiar. Após essa primeira etapa, será chamado para apresentar os documentos dos demais membros da família.

Lembramos que é imprescindível a apresentação de todos os documentos. Veja quais.

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • CPF ou Identidade
  • Carteira de trabalho ou título de eleitor

Também é possível realizar o cadastramento de família indígenas e quilombolas. A entrevista dura em média 1 hora. Não deixe de fornecer as informações necessárias, para que não haja falhas ao solicitar os benefícios.

Conclusão

Para participar dos programas do CadÚnico, ter acesso aos benefícios e receber ajuda do governo, não demanda trabalho. Para isso, basta apenas comparecer no local indicado para fazer a inscrição e participar da entrevista.

Agora que você conheceu as facilidades e benefícios do CadÚnico, não perca tempo e faça sua inscrição. É uma excelente oportunidade para receber os auxílios propostos pelo Ministério da Cidadania e garantir tranquilidade em sua vida e de sua família.

Boa sorte e até a próxima!