Ossos eram usados para conservar carne há 420 mil anos: entenda - O Mais Curioso do Mundo
Pular para o conteúdo

Ossos eram usados para conservar carne há 420 mil anos: entenda

A cada dia que passa, novas descobertas estão acontecendo, Ossos eram usados para conservar carne há 420 mil anos: entenda.

Anúncios

O ato que aconteceu à todos esses anos, é o armazenamento e conservação de carnes, através de ossos.

Até então, pesquisadores acreditavam que nossos ancestrais não mantinham guardado nenhum tipo de comida. Porém, esse pensamento mudou completamente, depois dessa grande descoberta, o mais curioso do mundo.

Anúncios

Mas para você, que ficou curiosos para saber mais, sobre essa forma pela qual nossos antepassados guardavam as carnes, continue lendo este artigo, que lhe fornecerá todas as informações que você deve saber.

ONDE DESCOBRIRAM ESSE ATO

Essa novidade curiosa sobre nossos antepassados foi descoberta a partir de diversos estudos.

Mas chagaram à tal conclusão, depois de analisarem uma caverna, conhecida como Qesem, a mesma está situada bem próxima de Tel Aviv, que é uma cidade da costa de Israel.

Para a ciência, e todos os estudos relacionados, essa descoberta é bem recente, pois o sítio onde estava todas as provas de tal ato, foi descoberto há somente 15 anos atrás. E para que todo o estudo fosse feito, para chegarem então, à conclusão que nossos antepassados armazenavam alimentos, foi levado um longo tempo.

Esse armazenamento, na qual nos referimos, era extremamente importante, pois podiam deixar suas carnes preservadas por um tempo prolongado.

O período em que era conservado, podia ir em média, em até 2 meses, o que é muito, se levarmos em conta, que naquele tempo não havia nenhuma geladeira, ou qualquer tipo de tecnologia, que os auxiliasse.

COMO CHEGARAM À ESSA CONCLUSÃO

Como dissemos, para que os pesquisadores pudessem chegar à tamanha conclusão, foi preciso um bom tempo de estudos e pesquisas.

Mas resumiremos todo esse processo neste tópico do artigo.

Assim, você poderá saber várias curiosidades de como tudo é feito.

Os dados que serão postos a seguir, vieram de uma fonte totalmente respeitada, por apresentar dados importantes, de forma totalmente informativa, que é a BBC.

Para que pudessem concluir tal fato, foram examinados cerca de 80 mil ossos, na qual 78% dos mesmos, apresentavam um corte semelhante.

E reforçando apenas o que já foi dito, a pesquisa foi feita na caverna Qesem.

Esses fragmentos de ossos, foram levados para uma análise detalhada, na qual foram vistos todos os detalhes presentes.

Assim, chegaram à conclusão que nossos ancestrais armazenavam os ossos, e posteriormente, quando tentavam tirar as membranas presentes no mesmo, quando já ressecadas, e então, tais marcas, ficaram registradas.

MAS PORQUE ARMAZENAR OS OSSOS

Essa é uma dúvida que deve ter surgido, em diversas pessoas, ao lerem que antigamente, era armazenado somente os ossos.

Mas existe uma explicação bastante lógica, para esse fato.

Na verdade, o ossos que eram guardados para que posteriormente fossem consumidos, eram as médulas.

Isso porque, a mesma continha uma grande quantidade de gordura, oque já os saciava, além de ser ricos em nutrientes, o que já supria as necessidade de uma grande variedade de alimentos.

DE QUEM ERAM OS OSSOS

Depois de tanto falarmos sobre os ossos armazenados, e tudo mais, é interessante que saiba de quem se tratava tais fragmentos.

Esses resquício, se tratava, na maioria das vezes, de um cervos, cuja espécie são Dama dama.

Características marcantes, de tal animal, é a cauda comprida. Bastante semelhante ao animal veado.

Além dessa curiosidade, também há outro fato interessante.

Nossos ancestrais só conservavam a medula de tal animal, pois anteriormente, consumiam as demais partes e tecidos do mesmo.

FORMAS DE ESTUDOS QUE UTILIZARAM, PARA REALIZAR O DESCOBRIMENTO

Dentre as diversas pesquisas, estudos e análises, que foram feitas, para realizar o descobrimento; há um teste em específico.

Os pesquisadores realizavam os mesmos cortes que foram feitos anteriormente, por nossos antepassados, para pudessem concluir como era feito o consumo dos ossos eram usados para conservar carne há 420 mil anos.