Saque emergencial do FGTS 2022: veja como fazer a consulta do seu benefício - O Mais Curioso do Mundo
Pular para o conteúdo

Saque emergencial do FGTS 2022: veja como fazer a consulta do seu benefício

Embora os trabalhadores não retirem o dinheiro do saque emergencial do FGTS 2022, ele  é  depositado na Federação Caixa Econômica, com renda muitas vezes inferior à poupança, e utilizado em esquemas habitacionais, por exemplo.

Anúncios

No dia 17, quinta-feira, o governo fez o anúncio sobre o saque emergencial do FGTS 2022 em que o valor pode ir até 1.000 reais por trabalhador, as contas podem estar tanto ativas quanto inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O saque começa no dia 20 de abril de 2022.

FGTS Operações

Até o dia 7 de cada mês, o empregador deve depositar o saque emergencial do FGTS 2022 em nome do empregado na conta aberta na Caixa Econômica Federal,  o valor correspondente a 8% do salário de cada empregado. Quando essa data não cair em dia útil, o pagamento deverá necessariamente transitar para o dia útil imediatamente anterior. Se o empregador depositar o dinheiro após a data de vencimento, o valor receberá acréscimos de juros e correção monetária.

Anúncios

Nos contratos de  aprendizagem, a taxa é reduzida para 2%. No caso dos trabalhadores domésticos, o pagamento é respectivamente de  11,2%, ou seja, 8%  de prestações mensais e 3,2%  de indemnização por despedimento estimado.

FGTS é pago 13º salário, abono, gorjeta, aviso prévio, comissão e  salário. O FGTS não é descontado do salário, pois é  obrigação do empregador pagar o benefício.

Saque emergencial do FGTS 2022: veja como fazer a consulta do seu benefício

Como saber o saldo do saque emergencial?

Via SMS

Existem várias formas de acompanhar os valores dos depósitos e os saldos totais das contas, sendo a mais cómoda e simples o recebimento de SMS através do número do seu celular. 

Pelo correio

Outra forma de obter o saque emergencial do FGTS 2021 é em casa, de dois em dois meses. Os colaboradores devem indicar a morada completa, no site, numa agência da Caixa ou através do número de telefone 0800 726 01 01 para receber em casa pelo correio. 

No site ou app

Também é possível o levantamento de saldos do saque emergencial, feito presencialmente, nos balcões das agências da Caixa , no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.

No site da Caixa, é necessário notificar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em qualquer cadastro antigo que o empregado possua, e utilizando a senha fornecida pelo próprio cadastro do empregado. Também é possível usar uma senha de cidadão. Este site oferece a capacidade de recuperar a senha, mas você deve notificar o NIS.

 

Saiba como consultar o número do PIS

O número do PIS é gerado no primeiro emprego do funcionário. Pode ser anotado na carteira de trabalho, no extrato do FGTS, no cartão de cidadão ou disponível em qualquer agência da Caixa.

Pelo telefone

Você pode verificar seu número de  PIS com seu CPF ligando para o seu CPF (135). Ao escolher a opção 5, um agente confirmará seus dados cadastrais e fornecerá seu número de PIS. Você pode utilizar esse serviço de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A Caixa também pode entrar em contato com o seu número de  PIS através do serviço Caixa Cidadão,  08007260207. O e-service está disponível 2 horas por dia, 7 dias por semana. Até às 21h e sábado, das 10h às 16h.

Pelos aplicativos

Carteira de Trabalho Digital: Na CTPS digital é possível consultar o número do PIS em um dos contratos cadastrados. O aplicativo  CTPS está disponível para download em versão Android ou  iOS.

FGTS: Para CTPS digital,  o número do PIS pode ser consultado no aplicativo do FGTS em um dos contratos cadastrados. O aplicativo  CTPS está disponível para download em versão Android ou  iOS.

Caixa Trabalhador e Caixa Carimbos: A Caixa disponibiliza os dados referentes ao PIS nesses aplicativos.

Pela Internet

Cnis: Ao acessar o site do Diretório Nacional de Informações Sociais (Cnis), clique em “Cidadãos”, depois clique na palavra “Cadastro” no canto superior esquerdo do menu. Em seguida, selecione a opção “Colaborador”. Preencha os mesmos dados do seu cartão de trabalho e clique em “Continuar”. Caso os dados estejam corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam no banco de dados do CNIS e que o número do NIT é o mesmo do número do PIS.

Caixa: No site da Caixa é possível a consulta através do CPF. 

INSS: Ao visitar o site, cadastre-se. Após esta etapa,  os dados do usuário podem ser referenciados no ícone no canto superior direito incluindo o número do PIS.

Consulta App FGTS

O app FGTS está disponível na loja de aplicativos do seu celular. Para baixá-lo, basta ir até ele.

Neste aplicativo você encontra todas as informações sobre sua vida profissional, você pode consultar depósitos patronais, fazer movimentações de saldo do  FGTS e atualizar informações necessárias, necessidades. Você deve manter o aplicativo do FGTS no seu celular mesmo após visualizar o afastamento emergencial.

E se  ainda tiver dúvidas sobre o saque emergencial do FGTS, acesse o portal oficial da Caixa Internet. Se você não encontrar o que está procurando, entre em contato com a central de atendimento.