Tudo que você precisa saber sobre FGTS - O Mais Curioso do Mundo
Pular para o conteúdo

Tudo que você precisa saber sobre FGTS

Por qual motivo foi criado o FGTS?

Anúncios

Além de servir como uma espécie de poupança para muitos contribuintes, através do FGTS, o colaborador possui a oportunidade de construir um patrimônio, uma garantia de crédito que pode ser utilizado em circunstâncias especiais, como a aquisição da tão sonhada casa própria, no planejamento de uma confortável aposentadoria ou até mesmo em situações imprevisíveis que podem vir a ocorrer nos quando se há a demissão sem justa causa ou em caso de algumas graves enfermidades.

O colaborador pode fazer uso dos recursos do FGTS para moradia nos casos de aquisição de imóveis novos ou usados, de construções ou mesmo a amortização ou liquidação de dívidas provenientes dum contrato de financiamento imobiliário.

Anúncios

Dessa maneira, o FGTS veio a se tornar uma das principais e mais importantes fontes de financiamento imobiliário no país, beneficiando ao povo brasileiro, em especial a parcela da população menos privilegiada e de menor renda.

Até então sabemos a origem e propósito do benefício, veremos agora o que acontece com todo o dinheiro arrecadado na Caixa Econômica Federal:

Tudo que você precisa saber sobre FGTS

Para que é usado o dinheiro do FGTS?

Analisando mais de perto, entendemos que as contas de FGTS de todos os colaboradores encontram-se na Caixa Econômica Federal. A soma de todas estas contas se converge em uma única. Dessa forma, quando o governo menciona a utilização de recursos do FGTS se refere a essa conta única.

Quando se trata do desenvolvimento do país, a importância dos recursos desse fundo ultrapassa somente os benefícios da moradia digna e acessível, pois é igualmente responsável pelo financiamento de diversas obras de saneamento e infraestrutura ao redor do país, gerando e ampliando melhorias na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros ao proporcionar acesso à água potável e de qualidade, coleta e tratamento do esgoto sanitário, iluminação pública entre outros serviços essenciais!

Dessa maneira, além de contribuir para o desenvolvimento nacional, o dinheiro da conta do FGTS de cada colaborador na Caixa é movimentado com frequência. De toda forma, independentemente de qual maneira o governo aplique os recursos do FGTS, todo colaborador tem por direito a opção de usufruir do dinheiro depositado na sua conta em determinadas situações.

De forma mais específica nos resta uma dúvida:

Quem possui direito ao benefício?

  • Tem direito ao FGTS os colaboradores registrados sob CLT
  • Colaboradores rurais
  • Trabalhadores intermitentes
  • Prestadores de serviço temporários (pessoas que trabalham no ambiente urbanos contratados por uma empresa para que preste serviços por determinado período)
  • Trabalhadores avulsos (pessoas que prestam serviços a diversas empresas, entretanto encontra se sob contrato de um sindicato e, por isso, não configura vínculo empregatício, como estivadores)
  • Atletas profissionais (como os jogadores de esportes como vôlei, futebol e etc.)
  • Empregados domésticos (de forma obrigatória desde 1º/10/2015)
  • Safreiros (pessoas que operam em regiões rurais e trabalham somente durante o período de colheita)

A essa altura já refinamos grandemente o nosso conhecimento sobre o FGTS, e para concluirmos, em sequência, veja:

 

Como consultar o saldo do FGTS?

O colaborador pode verificar o saldo do seu FGTS de diversas formas.

Website: É possível consultar as suas informações relacionadas ao FGTS após efetuar o seu cadastro e criar uma senha no próprio site da Caixa Econômica Federal. Para isso, será necessário ter acesso ao seu número NIS/PIS. Você pode encontrá-los no seu Cartão do Cidadão, Carteira de Trabalho ou até mesmo no extrato impresso do FGTS.

 

Acompanhe abaixo um detalhado passo a passo:

1º Você deve informar o número NIS/PIS e então clicar em “cadastrar senha”;

2º Leia o regulamento e clique em “aceito”;

3º Para dar prosseguimento, preencha seus dados pessoais;

4º Crie uma senha forte que contenha até oito dígitos;

Concluído esse processo, só te restará efetuar o login e já poderá acessar as informações da sua conta.

 

Aplicativo: Utilizando a mesma senha criada anteriormente, você poderá checar as informações no aplicativo do FGTS que se encontra disponível na App Store e Google Play. Você também pode efetuar o cadastro da senha diretamente pelo aplicativo.

Veja como:

Na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Primeiro Acesso”;

Após isso, leia os termos e contrato e clique em “aceitar”;

Você deverá informar o seu número NIS e clicar em “Continuar”;

Após isso, preencha o formulário e clique em “Próximo”

Após criar a senha, clique em “cadastrar” e pronto. Você estará apto para utilizar e monitorar a sua conta pelo aplicativo.

 

SMS e e-mail: Já pelo celular, é possível receber todos os meses via SMS diversas informações a respeito do seu saldo disponível, transações e depósitos efetuados na conta.

Igualmente, é possível receber essas informações também por e-mail. Neste caso, a mensagem eletrônica com extrato passará a ser encaminhada mensalmente e deverá substituir o extrato em papel, que é normalmente enviado a cada dois meses via correio.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ou mais popularmente conhecido FGTS teve início com o intuito de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Ao começo de cada mês, empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Tratando-se de contratos de aprendizagem, o percentual é reduzido para 2%.